quinta-feira, 15 de março de 2018

Consumir sem deixar sumir

Consumidor, 


Tudo bem, hoje é o seu dia, aliás, o nosso dia, afinal, todos somos consumidores de alguma coisa "nesse mundo de meu Deus", mas, que tal consumir sem deixar sumir?


Foi o ex-presidente americano John Kennedy, que em 1962, criou essa data com a intenção de preservar os direitos do consumidor. Imaginem que naquela época ele já falava desses quatro direitos fundamentais aos consumidores:
1 - Direito à segurança
2 - Direito à informação
3 - Direito à escolha
4 - Direito à ser ouvido.

No Brasil, só fomos conquistar um instrumento jurídico de proteção na década de 90.

Sim, vamos maneirar. Consumir é bom, mas reutilizar e compartilhar é mais saudável, mais econômico, mais sustentável. É o consumo consciente, com direitos, mas também com deveres.

Não vamos acabar com os estoques, exagerar nas aquisições, aumentar a dívida e depois desperdiçar tudo, jogar fora e arrancar os cabelos para pagar aquilo que não estávamos precisando, que não pretendíamos comprar, mas acabamos comprando. As facilidades são muitas, principalmente pela internet, comodidade, facilidade, praticidade

Que me perdoem os lojistas, as empresas, os prestadores de serviços, mas, cautela e o planejamento na hora de consumir é a melhor recomendação, tanto para o contexto de crise, como para a situação de fartura.

Consumo consciente é a ordem. Vamos consumir sem deixar sumir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário