domingo, 13 de novembro de 2011

"Como fazer apresentações em eventos acadêmicos e empresariais"

"Como fazer apresentações em eventos acadêmicos e empresariais" é prático, funcional e ainda ousado, o livro da Dra. Maria Helena da Nóbrega, pois traz para um mesmo plano os dois universos -- acadêmico e profissional, que, na maioria das vezes são tratados individualmente. Sem distinção, ela coloca em evidência o "contexto em que o domínio da palavra é prestigiado", por isso o considero merecedor da adjetivação que coloquei acima.

Quem já não se deparou com essa necessidade, de ter que se apresentar em público para proferir uma fala? Quem já não "tremeu nas bases" ao ter que fazê-lo?

A obra oferece subsídio para enfrentar o público em todos os sentidos, desde o planejamento, com a composição do conteúdo, escolha da roupa, recursos audiovisuais, até a forma de tratar esse público, controlando o tempo e fazendo a interação necessária. O texto geral vai ganhando corpo a cada capítulo, faz realces com chamadas de interesse, as quais são os pontos-chave da questão e finaliza com as dúvidas frequentes, um verdadeiro manual de dicas para se sair bem em um evento.

O livro vai além dos aspectos linguísticos, é óbvio que estes são essenciais, mas, sobretudo, mescla os outros tipos de comunicação, seja da própria fala, a do corpo, de expressões, de sentimentos, tudo isso com vistas à excelência de uma apresentação, no âmbito acadêmico e empresarial.

Eu já fiz a minha leitura e estou usufruindo de todo o conteúdo. Recomendo para aqueles que desejam se sair bem em uma apresentação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário