domingo, 4 de setembro de 2011

Não vamos exagerar! "Tablet substitui livros."

Apesar de a mídia e os cidadãos já terem explorado o suficiente a mensagem do outdoor veiculada na cidade de Fortaleza, de suas críticas e da réplica da instituição educacional com suas explicações a respeito, vejo-me na obrigação de postar alguma coisa aqui nesse espaço de leitura e contexto.

O fato é que, quem fez a leitura levou literalmente ao pé da letra (aqui a redundância é proposital).

A mensagem está solta, fora de contexto e deu no que deu. No entanto, se o objetivo era chamar a atenção, conseguiu. De repente foi até bom, pois muitos refletiram a respeito, inclusive a própria instituição.

Alguns links na rede no meio de tantos outros:

http://www.rafiado.com/2011/08/tablet-substitui-livros/
http://twitteam.me/wp/2011/08/%C2%ABtweetar-campanha-publicitaria-%E2%80%9Ctablet-substitui-livros%E2%80%9D-httpmigre-me5wywm/
http://www.sincopedigital.com.br/2011/08/tablet-substitui-livros.html
http://blog.opovo.com.br/formulageek/tablets-vao-substituir-os-livros/
http://www.orkut.com/CommMsgs?tid=5641815662183660007&cmm=1651309&hl=pt-BR
http://fun.ly/u6nv
http://professorvirtual.org/blog/blog/tag/tablet/
http://blogs.diariodonordeste.com.br/target/tag/tablet/
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/tablet-substituir-o-livro-so-no-aspecto-fisico/
http://www.aridesa.com.br/blogs/tablet/

Como vemos, os links acima são provenientes de várias mídias, todas válidas, blog, facebook, twitter, jornal, cada uma dentro do seu contexto. O mesmo podemos considerar para os livros impressos e digitais acessados por eletrônicos e tablets.

Viajando pelo passado, já vimos esse filme antes em relação ao rádio, cinema e televisão. Digo que há espaço para tudo, devemos ter o cuidado somente com o efeito da obsolescência. Conservando a tecnologia para o fabrico e acompanhando a evolução, tudo pode ser conservado para a alegria de todos os gostos. Mas cabe aqui o realce para o livro tradicional, este só requer a visão, nada de aparatos e sofisticações, totalmente acessível e por isso continua esbajando charme com suas variedades encadernações, capas e ilustrações.



Mensagem mal elaborada?
Respondo: sim.


O espaço dessa mídia é pequeno por demais e não cabe mensagem mais explicativa? 
Respondo: nem tanto. 

Haveria outras opções para representar o que realmente a instituição queria dizer?
Respondo: sim.

Quais opções seriam essas?
Respondo várias:

  
Com três palavras, tal como a mensagem original: 
  • Tablet inclui livros.
  • Livros em tablet.
  • Ari usando tablet. 
  • Tablet: mochila leve.
  • Tablet: livros presentes.
  • Ari tabletando livros.
Com até 8 palavras, conforme recomenda a técnica de propaganda em outdoor: 
  • Material didático em tablet.
  • Tudo em um tablet.
  • Toda leitura que você precisa no tablet.
  • Apostila, livro, notas de aula... tudo no tablet.
  • Sistema educacional Ari de Sá em tablet.
  • Futuro já presente: tablet!
  • Ari presente no futuro: tablet!
  • Vá de tablet e tenha todos os livros.
E tantas outras, é só parar cinco minutos e pensar na questão que flui naturalmente.

Na verdade o tablet é um instrumento que viabiliza a leitura de livros digitais. É um suporte tecnológico de alta performance, que, além dessa função de armazenar e acessar livros, existem outras mil, é fascinante, tudo a um simples toque.

Outras postagens em leitura e contexto já abordaram essa questão:

http://leituraecontexto.blogspot.com/2011/08/retorno-e-respeito-as-origens.html
http://leituraecontexto.blogspot.com/2011/06/das-tabuletas-cuneiformes-aos-tablets.html 
http://leituraecontexto.blogspot.com/2010/07/vendas-do-livro-digital-e-sucesso-do.html

O uso do livro tradicional impresso e do tablet como instrumento de acesso a livros digitais vai depender do contexto, o que é relevante nesse caso é a leitura e o conhecimento dela resultante, essa sim deve ser exaltada em primeiro plano.


E viva o livro e a leitura, em todos os seus aspectos!

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